O portão é apresentado em vários modelos e a escolha nem sempre é muito fácil. Em primeiro lugar, é necessário escolher o tipo de abertura, entre portões de correr, de batente ou elétricos. Prefere um corte direito ou ondulado? Em que material? E quanto ao recheio? Deseja um portão maciço, aberto, semi-sólido ou decorado? De que altura? De que cor? Tantas perguntas para as quais talvez ainda não tenha resposta. Para o ajudar a responder a estas perguntas, elaborámos um guia para o ajudar a fazer a melhor escolha.
O portão de correr é um portão que se adapta perfeitamente a pequenos exteriores onde uma abertura basculante iria ocupar muito espaço. Este portão desliza sobre uma calha de guia lateral fixada no solo e, uma vez aberto, desliza ao longo da vedação. É também ideal para terrenos inclinados. Do lado da via pública, o portão de correr não invade o espaço e não impede a passagem de peões ou veículos em frente ao seu portão. Por outro lado, para instalar um portão de correr, a sua vedação deve ter pelo menos a mesma largura que o portão, para que possa abri-lo completamente.
Um portão de batente é um portão equipado com duas folhas, com a mesma largura ou assimétricas. Existem dois tipos de portões de batente. O que abre para dentro, empurrando-o, e a que abre para fora, puxando-o. Se a largura do seu acesso for estreita, este tipo de abertura é perfeito, uma vez que abre a 90°. Se o seu espaço for mais amplo, pode obter uma abertura máxima de até 160°.
Quer o seu portão tenha uma abertura de correr ou batente, é possível abri-lo com um motor. Isto significa que já não tem de sair do carro para abrir e fechar o portão, ao contrário de um portão manual. Basta utilizar um controlo remoto para otimizar o seu conforto diário.
O portão de correr com motor funciona por meio de uma cremalheira colocada sobre um carril. O portão de batente, por outro lado, está equipado com braços motorizados ou macacos com um motor que pode ser escondido no chão ou nos postes de suporte do portão.
Embora alguns portões sejam vendidos diretamente com um motor, os portões manuais também podem ser equipados com um motor, se decidir precisar de um mais tarde.
O portão de postigo é um pequeno portão que complementa o portão clássico. É dedicado aos peões, pelo que não é necessário abrir o grande portão quando recebe visitas ou sai para dar um passeio a pé. Muito prático, o portão de postigo também está disponível numa variedade de materiais, estilos, cores e formas. Regra geral, combinado com o seu irmão mais velho, mas qualquer combinação é possível!
A madeira, apreciada pelo seu aspeto natural e quente, é um material particularmente pesado e robusto que resiste às intempéries. Para uma durabilidade máxima, recomendamos que cuide bem do seu portão de madeira. Requer uma manutenção regular com fungicidas e insecticidas para manter a sua qualidade, bem como a aplicação regular de uma tinta ou de um verniz para preservar a sua bela cor.
Os portões de alumínio oferecem uma série de vantagens significativas que podem ser do seu interesse. Este tipo de portão é simultaneamente leve e resistente. Ao contrário da madeira, não está sujeito a deformações ao longo do tempo. Outra grande vantagem é o facto de o alumínio resistir à corrosão e à oxidação e não necessitar de manutenção especial. Por conseguinte, adapta-se a todos os climas. O alumínio está disponível numa gama de cores, incluindo preto, cinzento antracite e branco.
Os portões existem numa variedade de formas para todos os gostos.
Existem três tipos principais de enchimento para as folhas do portão.
Para escolher as dimensões do seu portão, é necessário, em primeiro lugar, analisar a superfície de que dispõe. Que margem devo deixar para a abertura? Qual é o espaço mínimo necessário para os veículos?
As dimensões padrão para os portões de batente e de correr são de 3 ou 4 metros de largura. No que diz respeito à altura, quanto mais alto escolher um portão, mais privacidade terá. No entanto, algumas câmaras impõem certos limites de altura para os portões, pelo que deve informar-se antes de comprar o seu. A altura padrão dos portões varia geralmente entre 1,40 m e 1,80 m.
A instalação de um portão deve respeitar um certo número de regras. Em primeiro lugar, é preciso saber se a instalação de um portão exige uma declaração prévia de obras junto da autarquia local.
Além disso, logicamente, o seu portão não deve sair da sua propriedade, nem deve passar para a via pública. Os portões que abrem para a via pública devem estar equipados com uma luz intermitente para indicar a sua abertura e fecho.
O PLU (planeamento urbano local) do seu município pode impor certas condições à instalação de um portão: certas cores, dimensões ou materiais podem ser exigidos ou proibidos. Não se esqueça de o consultar antes de comprar o seu portão.
Utilizamos cookies para lhe garantir a melhor navegação possível, para lhe propormos campanhas, promoções e serviços personalizados e para compilarmos estatísticas de visita com o intuito de melhorar a sua experiência.
Consulte a nossa Política de Privacidade para saber mais.
Continuar sem aceitar