placeholder
placeholder
placeholder
O tapete. Por trás desta simples palavra esconde-se uma multiplicidade de objetos criados por diferentes combinações de formas, materiais, estilos e cores. É uma daquelas peças têxteis que transcende as sociedades e viaja através das culturas, aproveitando o que de melhor cada uma tem para oferecer em termos de estética. Isto faz dos tapetes um elemento decorativo capaz de se adaptar a qualquer divisão e a qualquer ambiente, acrescentando carácter e personalidade.
Mas, para além da estética, os tapetes continuam a ser objetos funcionais. Formam uma barreira protetora sobre o seu chão, impedindo que o frio penetre na sua divisão e que os seus pés entrem em contacto com a sua superfície gelada, enquanto compensam os riscos que possam marcar o seu pavimento. Além disso, ao revestir a sua divisão com um tapete, adiciona uma superfície capaz de absorver o som e reduzir consideravelmente o eco na sua casa.
Como vê, os tapetes são um elemento mágico da decoração de interiores. A grande variedade de modelos nesta categoria pode ser intimidante no início, impedindo-o de dar o passo e comprar os seus primeiros tapetes. Para o ajudar a ver as coisas com mais clareza, vamos ver tudo o que precisa de saber para encontrar o tapete ou os tapetes que vão encantar a sua casa.
Os tapetes de interior são uma forma simples e eficaz de dar carácter aos seus quartos, acrescentando um toque de conforto e calor. Estão disponíveis numa grande variedade de estilos, materiais e cores para combinar com a decoração existente. Antes de escolher os tapetes que irão cobrir a sua casa, é necessário ter em conta os seguintes fatores: o tamanho da divisão, a estética e as suas necessidades em termos de isolamento e manutenção.
Os tapetes de exterior são uma excelente forma de dar um toque de originalidade e personalidade aos seus espaços exteriores. Existem em diferentes tamanhos para instalação num terraço, varanda ou pátio. São concebidos para resistir às condições exteriores, à humidade e à luz solar. Além disso, são geralmente fáceis de manter.
Os retângulos são a forma padrão dos tapetes, uma vez que a maioria tem linhas direitas que se encontram em ângulos retos. Para além de ser a forma mais simples de tecer, é também o tapete mais fácil de incorporar na sua decoração interior, uma espécie de passe-partout. Os seus contornos clássicos são fáceis de deslizar sob um sofá e alinham-se com os bordos da sua cama. Fluirão suavemente ao longo das paredes que revestem os seus corredores. Além disso, o tapete retangular é fácil de deslocar: enrola-se e desenrola-se num instante.
Colocado em qualquer divisão da sua casa, o tapete redondo torna-se imediatamente o elemento decorativo central. Sim, pode instalá-lo num quarto, numa sala de estar, num escritório ou mesmo na entrada da sua casa. A sua forma algo atípica torna-o um íman de design apelativo.
Por outro lado, os contornos mais orgânicos do tapete redondo ajudam a suavizar os cantos dos móveis junto aos quais é colocado, dando um toque acolhedor ao seu ambiente e conferindo mais profundidade ao seu interior. Desde que, evidentemente, seja colocado estrategicamente. Instalado debaixo de uma mesa redonda, confere uma harmonia suave ao seu espaço.
Se procura um tapete que acrescente suavidade à estética da sua casa, oferecendo-lhe as vantagens de um tapete retangular, então precisa de um tapete oval. As suas dimensões facilitam a instalação entre os móveis, sem serem ofuscados pelo seu design.
Se a razão pela qual nunca instalou um tapete em sua casa é porque é alérgico aos ácaros, bem, temos uma solução que lhe permitirá desfrutar de todos os benefícios que os tapetes têm para oferecer sem o incómodo: o tapete de lã. A lã é um material natural de origem animal que impede a proliferação de ácaros. Além disso, atua como um excelente isolante térmico, o que faz dos tapetes de lã uma das melhores soluções se quiser manter-se quente.
O algodão é a fibra natural mais utilizada nos têxteis, sendo também utilizado no fabrico de tapetes. O algodão é um material isolante, o que faz dele a melhor escolha para manter as divisões de sua casa a uma temperatura constante. Por outro lado, é um tecido altamente absorvente, pelo que é utilizado em muitos tapetes de banho.
Os tapetes de algodão são uma opção a considerar se estiver à procura de um tapete macio, mas, mais importante, um tapete de cuidado fácil, uma vez que esta fibra pode ser lavada na máquina.
Cultivado e explorado desde os tempos antigos, o linho é uma fibra natural resistente que produz tapetes feitos para durar. Tem a reputação de ser um tecido mais amigo do ambiente, uma vez que o seu cultivo não requer irrigação excessiva.
O linho é considerado um material nobre, trazendo calor a qualquer composição que o incorpore. O tapete de linho é agradável ao toque. As suas cores claras, geralmente naturais, darão autenticidade à divisão.
O tapete de junco do mar é outro exemplo de um tapete apreciado pela sua resistência e durabilidade. Quando tecidas, as fibras vegetais conferem ao tapete um relevo irregular que acentua o seu toque natural e orgânico. Colocado em qualquer divisão, transmite imediatamente o charme e o calor simples dos produtos feitos à mão.
O tapete de juta é fabricado a partir de fibras naturais e resistentes, oferecendo uma longevidade notável. É apreciado pela sua suavidade ao tato. A sua cor natural complementa todos os tipos de pavimentos, incluindo o parquet. O seu aspeto cru e autêntico confere um toque quente e natural à sua decoração de interiores. A sua manutenção relativamente fácil e a sua durabilidade fazem dele uma escolha ideal para áreas de tráfego intenso. No entanto, a juta é um material que se deforma quando entra em contacto com a água, pelo que é melhor evitá-la em divisões húmidas como a casa de banho.
Uma das últimas opções que pode considerar para o material do seu tapete é a fibra sintética, como o poliéster, o polipropileno ou a viscose. Estes materiais oferecem uma série de vantagens:
Os tapetes de pelo comprido são o complemento perfeito para dar conforto e suavidade à sua casa. No entanto, têm uma desvantagem: as suas fibras longas tendem a acumular pó e sujidade, pelo que é necessária uma manutenção regular. Por isso, evite instalá-los em zonas de muito movimento, como entradas ou corredores. Nestas áreas, os tapetes de pelo curto são recomendados pela sua facilidade de manutenção.
Utilizamos cookies para lhe garantir a melhor navegação possível, para lhe propormos campanhas, promoções e serviços personalizados e para compilarmos estatísticas de visita com o intuito de melhorar a sua experiência.
Consulte a nossa Política de Privacidade para saber mais.
Continuar sem aceitar