placeholder
placeholder
placeholder
Uma estufa de jardim é um equipamento essencial para os entusiastas da jardinagem que pretendem prolongar as suas culturas durante todo o ano. Protege as suas plantas das intempéries, otimiza o crescimento e permite o cultivo de variedades delicadas que não resistirão às temperaturas de inverno. Com uma estufa, pode também antecipar as sementeiras de primavera e desfrutar de colheitas precoces. Fica aqui com uma ideia geral dos vários benefícios de que pode usufruir ao utilizar uma estufa de jardim para as suas culturas.
A principal vantagem de uma estufa é a de proporcionar um ambiente protegido para as suas plantações. Chuva excessiva, geada, ventos fortes ou calor intenso, os caprichos da meteorologia deixarão de ser um obstáculo para o crescimento das suas culturas. No inverno, mantém uma temperatura mais amena, prolongando a época de crescimento. Graças à estufa, as suas plantas beneficiam de um microclima estável e adequado. Este controlo das condições de crescimento dos seus frutos e legumes assegura um crescimento rápido, garantindo-lhe o melhor rendimento possível.
Uma das maiores vantagens de uma estufa é o prolongamento da estação de cultivo. Permite-lhe começar a semear no início da primavera e continuar a colheita até ao final do outono. Isto significa que pode cultivar variedades que necessitam mais calor e tempo para atingir a maturação. Pode plantar tomate já em fevereiro, colher morangos no inverno ou ainda fazer crescer plantas tropicais.
Insetos, pássaros e roedores podem causar estragos na sua horta. Uma estufa atua como uma barreira física contra estes indesejáveis. Ao controlar o ambiente, pode também limitar a utilização de pesticidas e dar primazia a uma cultura mais saudável e mais amiga do ambiente.
Estão disponíveis vários modelos para se adaptarem ao seu espaço, necessidades e orçamento. Escolher a estufa certa significa ter em consideração o tamanho, os materiais, a ventilação e o isolamento térmico.
Existem vários tipos de estufas de jardim, cada uma com as suas vantagens em função do espaço disponível e das culturas pretendidas.
A estufa em túnel é ideal para os hortelões amadores que procuram um espaço de cultivo económico e espaçoso. É constituída por uma estrutura em aço galvanizado coberta por uma película em plástico. As suas principais vantagens são a facilidade de instalação e o preço acessível. No entanto, é mais sensível às intempéries e tem menos isolamento térmico do que as estufas em vidro ou em policarbonato. Necessita de uma boa ancoragem no solo. É perfeita para o cultivo de legumes e tem uma grande capacidade de armazenamento.
Esteticamente agradável e durável, a estufa em vidro para jardim é frequentemente considerada o modelo topo de gama. Maximiza a luz solar e é altamente resistente às intempéries, enquanto proporciona um excelente isolamento térmico. A estufa em vidro para jardim cria, portanto, um ambiente ótimo para o crescimento das plantas. No entanto, o seu preço é um dos mais elevados. Além disso, a sua instalação requer um solo estável e uma estrutura sólida. Ao instalar uma estufa em vidro, deve ter em consideração que esta estrutura exigirá também um maior investimento físico, necessita de uma manutenção regular para evitar acumulações de poeiras e algas nas paredes.
A estufa em policarbonato disponibiliza um excelente isolamento térmico graças à sua estrutura de parede dupla que retém o ar. As placas de policarbonato incorporam geralmente uma camada protetora para filtrar os raios UV, protegendo as plantas de queimaduras. Leve e fácil de montar, a estufa de jardim em policarbonato representa um bom compromisso entre solidez e eficácia. A sua estrutura robusta resiste a condições climatéricas extremas, uma vantagem importante para as culturas de quatro estações. Estas qualidades tornam-na numa boa alternativa às estufas em vidro e em plástico.
Perfeita para pequenos jardins ou varandas, a mini estufa de jardim é uma solução compacta para o arranque de plântulas, para proteger as plantas frágeis no inverno ou cultivar ervas aromáticas. Pode ser composta por plástico rígido ou película de plástico com uma estrutura em metal ou em madeira. As mini estufas estão disponíveis numa gama de modelos para satisfazerem as necessidades específicas dos hortelões. A versão vertical, com as suas prateleiras sobrepostas, otimiza o cultivo em altura. O modelo em túnel é particularmente adequado para a sementeira precoce e a proteção de plantas jovens.
A estufa de encostar transforma uma parede já existente numa mais-valia para o seu jardim. Encostada à fachada da sua casa ou garagem, beneficia do calor da parede contra a qual está encostada. Esta configuração é particularmente interessante à noite, pois a parede continua a libertar gradualmente o calor acumulado, durante a noite. Além disso, para além de funcionar como uma estufa, a estrutura pode também criar um espaço de habitação adicional em sua casa.
A escolha da sua estufa de jardim não deve ser deixada ao acaso. É necessário ter em consideração uma série de critérios para garantir que a instalação é adequada às suas necessidades e ao seu ambiente.
O domínio do clima numa estufa começa por um posicionamento estratégico. Escolha uma área protegida dos ventos dominantes, a uma distância razoável das árvores para evitar sombra excessiva. Recomendamos que a coloque num local ensolarado, virado para norte-sul para maximizar a luz solar, esta orientação permite-lhe beneficiar dos primeiros e últimos raios de sol.
Mas tenha cuidado com o sobreaquecimento, é melhor que a temperatura na sua estufa não exceda os 35°C. Um termómetro digital colocado à altura das plantas ajuda a controlar com precisão as variações de temperatura. Para eliminar o excesso de calor no interior da estufa, basta abrir as portas e as janelas, a circulação do ar ajudará a reduzir a temperatura. Para atenuar antecipadamente este problema, utilize uma tela de sombra durante os picos de calor do verão.
A limpeza e a manutenção regulares das paredes da sua estufa garantem uma luz ótima para as suas culturas, bem como a longevidade da estrutura.
Inspecione regularmente as fixações, as juntas e as aberturas para garantir uma boa vedação. Substitua as películas de plástico danificadas e certifique-se de que a estufa está bem ancorada em caso de ventos fortes.
Coloque uma cobertura de inverno para proteger as plantas mais frágeis e considere a possibilidade de instalar um pequeno aquecedor, se necessário. Evite a acumulação de neve na parte superior, que pode enfraquecer a estrutura.
Investir numa estufa de jardim é uma excelente forma de otimizar as suas culturas e de proteger as suas plantas das intempéries. Quer opte por uma estufa em túnel, em vidro ou em policarbonato, a escolha dependerá essencialmente do espaço disponível e das culturas que pretende cultivar. Quer opte por uma estufa de túnel, em vidro ou em policarbonato, o mais importante é escolher o local e o material corretos e garantir uma boa ventilação. Cuidando bem da sua estufa e adaptando as suas culturas às estações do ano, pode desfrutar de uma horta próspera durante todo o ano!