A mini estufa de jardim é a solução perfeita para proteger as suas plantas das intempéries e prolongar o período de crescimento, mesmo num espaço limitado. Prática e versátil, proporciona um ambiente quente e húmido ideal para o cultivo das suas sementeiras, ervas aromáticas e legumes, basta um local ensolarado para recriar as condições ideais para o crescimento das plantas. Disponível numa variedade de materiais, incluindo policarbonato, vidro e madeira, este pequeno abrigo de cultivo é igualmente adequado para jardins, varandas e terraços. Tão fácil de instalar como de manter, é a solução perfeita para cultivar os seus próprios legumes em casa. Encontre uma mini estufa de jardim de qualidade na Vente-unique e beneficie de uma entrega rápida ao domicílio.
As mini estufas verticais são ideais para espaços pequenos. Têm várias prateleiras sobrepostas umas sobre as outras, o que permite cultivar diferentes variedades de plantas aproveitando ao máximo o espaço disponível. São ideais para varandas ou terraços.
Este tipo de estufa é colocado diretamente no solo e é adequado para plantações baixas, como sementes ou legumes de raízes. A estrutura pode ser produzida em madeira, alumínio ou plástico, com coberturas transparentes que se abrem para facilitar a ventilação.
Mais elevada, a estufa com pés é perfeita para jardinar sem se dobrar. É frequentemente utilizada para ervas aromáticas ou pequenas flores. Ao estar elevada, está também mais protegida contra as pragas.
O primeiro fator a ter em conta quando se procura uma estufa de jardim é, obviamente, o seu tamanho, uma vez que tem de caber no espaço que lhe quer dedicar. Ainda mais se viver num apartamento e não tiver um espaço ilimitado no chão. Neste caso, é aconselhável optar por um modelo compacto, ideal para a sementeira. Alguns têm painéis com alvéolos que basta encher com terra para vasos. No entanto, se pretender colocar plantas mais altas para as manter ao abrigo do frio do inverno, escolha um modelo vertical.
Certifique-se de que é bem ventilado para evitar o sobreaquecimento. E se pretender colocar a sua mini estufa numa local frio, pode optar por um modelo aquecido que mantenha a temperatura entre 15 e 20°C.
No que diz respeito aos materiais, encontrará estufas de madeira, metal ou plástico. Cada material tem as suas próprias caraterísticas.
A localização da sua mini-estufa deve ser escolhida com o maior cuidado. As suas plantas precisam de receber luz solar suficiente para crescerem, sem se queimarem. Por conseguinte, é aconselhável colocar a sua estufa virada para Este ou Oeste, receberá sol suficiente sem sobreaquecer. E se as circunstâncias o(a) obrigarem a virá-la para sul, lembre-se de a arejar regularmente.
A escolha de plantas para cultivar numa estufa pequena é vasta, especialmente se a quiser utilizar para cultivar plantas baixas. A maioria dos tipos de mini estufas permite o cultivo de ervas aromáticas como o manjericão, o tomilho, o alecrim ou a hortelã. Estas ervas aromáticas crescem rapidamente e são fáceis de manter. Para os legumes e as árvores de fruto, como o tomate, a alface, o rabanete, a beringela, o pepino e a curgete, é preferível colocá-los numa pequena estufa com mais espaço vertical. Tenha em conta o tamanho das suas plantas e as suas necessidades de espaço para organizar corretamente a sua estufa. Assim, pode tirar o máximo partido do espaço e desfrutar de uma grande colheita.
Descubra também: